Cacequi vai ser cenário de filme com artistas nacionais

Mirella Joels

Cacequi vai ser cenário de filme com artistas nacionais
Foto: Alvaro de Carvalho Neto/Arquivo DSM

O livro Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez vai virar filme e as gravações com artistas nacionais serão em Cacequi. A equipe envolvida na pré-produção do filme, coordenada pelo diretor e escritor do livro, Tabajara Ruas, e a produtora executiva, Ligia Walper, já estão na cidade para conhecer os lugares que gostariam de filmar:

– Tudo começou com um trem. Precisamos filmar em uma estação, então nós conversamos com a empresa Rumo que controla os trens da região e ficamos sabendo da existência de uma das maiores pontes ferroviária da América Latina, uma ponte de ferro belíssima, que tem em Cacequi – relata Ligia com entusiasmo.Para Tabajara Ruas a cidade é familiar. Natural de Uruguaiana, o escritor guarda lembranças de quando pegava o trem em direção a Porto Alegre e fazia parada em Cacequi. Além de estação já conhecida, a configuração da cidade também é um atrativo para a gravação das cenas:– É uma cidade que não está verticalizada, parece muito com uma cidade nos anos 60 que é quando se passa nossa história. Somamos essas duas coisas, a questão do trem e a própria cidade – completa Ligia.

Leia também

Últimos dias para se inscrever no edital de Ocupação do Theatro Treze de MaioDia do Chocolate: músicas, filmes e séries inspirados por um dos doces mais populares do mundoJulho terá oito exposições de arte, joias e até fósseis em Santa Maria

É a primeira vez que Cacequi recebe um filme do cineasta, mas não é a primeira vez que o diretor passa pela região. Em outra época, a cidade de Santa Maria já foi cenário do filme Senhores da Guerra, também de Ruas. A Prefeita de Cacequi, Ana Paula Del Olmo, recebeu a novidade com alegria:– A gente ficou muito orgulhoso quando eles anunciaram a decisão de gravar aqui mesmo. A cidade tá respirando tudo isso, onde eles param, seja para abastecer ou seja no hotel, o pessoal pergunta, traz uma informação e eles já fazem as anotações para realizar as pesquisas que precedem o filme – comenta a Prefeita.As gravações devem começar durante os meses de setembro e outubro e vai contar com  artistas nacionais como Murilo Rosa, no papel de Juvêncio, e Werner Schünemann. A princípio, 80 pessoas estarão envolvidas durante três semanas de gravação e 20 delas serão atores.

Foto: Divulgação

Sobre o filme

Um filme sobre o rito da passagem da adolescência para a vida adulta, a ação de Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez acontece em um dia muito especial para o jovem Marcelo: o sábado da final do campeonato de futebol da escola. Juvêncio, contrabandista foragido na Argentina, e jurado de morte pelo delegado, anuncia que vai chegar na mesma data, no trem da tarde. As razões do retorno tio favorito são um grande enigma para o adolescente. Rodado no interior do Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, o longa-metragem – já premiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual e pelo edital da BBDTVM será filmado na primavera de 2022.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bastidores: a moda em calçados e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura Anterior

Bastidores: a moda em calçados e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura

Recado em porta de banheiro leva pânico para escola em São Sepé: “Massacre dia 06 de julho” Próximo

Recado em porta de banheiro leva pânico para escola em São Sepé: “Massacre dia 06 de julho”

Geral